O “Ano Sacerdotal”, convocado pelo Papa Bento XVI, iniciou-se a 12 de Junho de 2009 e termina na próxima sexta-feira. Teve por objectivo assinalar o 150º aniversário da morte de S. João Maria Vianney (Santo Cura de Ars). E o seu encerramento será feito com celebrações em toda a Igreja, destacando-se as presididas pelo Santo Padre, em Roma, onde se realiza esta semana um congresso internacional com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.
Na nossa diocese, D. António Carrilho vai presidir a uma celebração eucarística no Colégio Missionário, às 18 horas (aberta a toda a comunidade), por esta data, 11 de Junho, coincindir também com a Festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, patrono dos Padres Dehonianos.
Numa mensagem pastoral, divulgada há um ano, o Bispo do Funchal dizia que o “Ano Sacerdotal” era uma “oportunidade” para toda a Igreja; para os “própios sacerdotes um estímulo na redescoberta feliz da sua identidade”; e ainda “uma ocasião para se intensificar a oração pelas vocações sacerdotais e pelos sacerdotes”.
Neste contexto, as comunidades paroquiais também participam nas celebrações propostas pelos seus párocos, para o dia 11 de Junho.
Para os Dehonianos, entretanto, este mês de Junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, é vivido de forma especial: de segunda a sexta-feira, às 19 horas, haverá Missa e Adoração; com excepção da próxima sexta-feira, em que a Eucaristia será às 18 horas, com D. António Carrilho. (J.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário