domingo, 20 de junho de 2010

Funchal "A República das Bananas"

Na bela cidade do Funchal, em função da organização de trânsito e estacionamentos existem vários locais onde foram pintadas linhas amarelas, com o propósito de proibir o estacionamento indevido e consequente embaraço à fluidez de trânsito ou geração de perigo eminente.

De acordo com esta introdução vou aqui expor esta história verídica, susceptível de confirmação por qualquer cidadão. Na freguesia de Santo António, após a subida do campo do Marítimo, viramos à esquerda em direcção à subida para o Lombo dos Aguiares, local sobejamente conhecido. Após a entrada para o Lombo dos Aguiares, temos uma descida acentuada para um sítio que muitos populares designam como "a rampa", que vai dar ao Caminho do Laranjal.
Nesta descida, existem muitas pessoas que estacionam regularmente os seus veículos, o que, como se presume e quem conhece o lugar pode comprovar, provoca algumas complicações no trânsito e quiçá, alguns acidentes.

Há sensivelmente duas semanas, foi pintada uma linha amarela do início ao fim dessa descida ate à subida para o Laranjal. Esta foi uma medida que apesar de pecar por tardia, veio agora evitar que durante alguns dias houvesse estacionamento abusivo nesta rua.

Qual não é o meu espanto, quando num determinado dia, ao passar por ali, vejo a antiga linha amarela coberta por uma tinta preta, ou seja, sem efeito proibitivo de estacionamento. Reflecti que algum cidadão incomodado tomou a liberdade de pintar a linha amarela de preto, desfazendo assim o efeito da mesma.

Um dia depois disto, constatei também que estavam os senhores da CMF a colocaram sinais de trânsito verticais, visando a proibição de estacionamento nessa zona. A linha essa, continuava preta. Com o intuito de perceber melhor o que se estava ali a passar, liguei à CMF - Divisão de Trânsito e expliquei esta situação, ao que me responderam que a linha amarela ia, nessa mesma noite, ser novamente pintada e que a PSP seria disso informada. Efectivamente no dia seguinte de manha já lá estavam, como que por magia, as linhas amarelas novamente bem pintadas.

O caricato acontece na passada quarta feira (16/06), a cor preta aparece novamente pintada no chão e pensei: bem… novamente um cidadão incomodado com o amarelo decidiu voltar a pintar de preto.

Ligo novamente para a CMF, para minha surpresa a resposta desta feita foi " Foram retiradas as linhas amarelas com ordem do Sr. Vereador".
Muito bem… O que eu não referi até agora é que precisamente nessa zona, no outro lado da estrada existe um bar, frequentado por muitas pessoas que, para o efeito, estacionam as suas viaturas no lugar onde existia a tal linha amarela. Permanecem nesse bar por tempos indeterminados, dificultando assim a vida de quem por lá passa, que se vê obrigado a parar porque tem a sua direita interrompida (caso venham carros no outro sentido) e está sempre em risco eminente de acidente.

Constata-se assim que nesta república das bananas onde por sinal existem muitos macacos... o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Num momento decidiu-se, em função da situação de trânsito, regular a circulação e proibir o estacionamento, tendo para o efeito sido gastos meios humanos, materiais e financeiros, que como é sabido saem do bolso de todos os contribuintes. Num outro momento, porque alguém pediu, deu-se o dito por não dito, e alterou-se uma decisão tomada e sustentada. Pergunta-se: Porquê?
Fonte:dnoticias.pt

Sem comentários: