Contagem decrescente para a 52.ª Volta à Cidade do Funchal/”São Silvreste Madeirense” de 2010 a ter lugar, amanhã à noite (a partir das 20h00), na “baixa” da capital madeirense, numa extensão de cerca de seis mil metros e num percurso idêntico às últimas edições.
A Associação de Atletismo da Madeira espera, de novo, uma grande participação popular, ao lado de alguns nomes consagrados do meio fundo português e europeu.
Uma vez mais, os organizadores aguardam que as inscrições ultrapassem o milhar de atletas, se bem que a edição deste ano da “São Silvestre” não terá um grande número de atletas vindos do exterior. Ainda, assim, os 10/12 fundistas nacionais e estrangeiros que se deslocam à Região são de primeiro plano e a qualidade da prova vai ser mantida, com a presença dos vencedores da última edição, designadamente Fernanda Ribeiro e Rui Pedro Silva.
Entre os principais inscritos, no sector feminino, para além da atleta nortenha (vencedora em 1997, 2000, 2001, 2002, 2005 e 2009), o evento terá Jéssica Augusto (1.ª em 2006 e 2008), tendo este mês se consagrado campeã europeia de Corta-Mato. Ao “duo luso”, juntam-se as campeãs belga e holandesa de 2010, também de Corta-Mato, respectivamente Veerle Dejaeghere e Miranda Boonstra.
A presença africana deverá fazer-se representar por Almenesh Belete, da Etiópia, atleta internacional e um grande valor a despontar no panorama mundial. Trata-se de uma jovem que já conta no seu currículo com grandes performances nas pistas e estradas, antevendo-se um “duelo” interessante com Jéssica Augusto, Fernanda Ribeiro e com as duas belgas.
Nos masculinos, o vencedor do ano passado (2009), Rui Pedro da Silva, é uma das presenças garantidas e, de novo, o principal candidato ao triunfo. Com olhos no 1.º lugar estará, ainda, o queniano David Bett - campeão mundial de Juniores dos 5.000 metros -, sendo ainda de anotar a presença do belga Krijn Van Koolwijk, com presença no Europeu e Mundial dos 3.000 metros Obstáculos.
Um dos últimos a se inscrever foi Eduardo Mbengani. O internacional português e grande promessa no fundo nacional tem obtido excelentes resultados, com vitórias no plano nacional e resultados a nível internacional. Foi finalista nos 10.000 metros dos “Europeus”, em Barcelona, e mais recentemente contribuíu para a conquista da medalha de prata de Portugal no recente “Europeu” de Corta-Mato, realizado este mês em Albufeira.
O atleta já representou durante algumas épocas o CS Marítimo. Além destes atletas já confirmados, os madeirenses e os populares juntam-se, em peso, à prova. Nomes como Alberto Paulo, Tiago F. Silva, Edwin Nunes, Américo Caldeira, José Marques, João Sá, Nélson e Roberto Prioste, Samuel Teixeira, Olga Pinto, Cristina Nascimento, Julieta Gonçalves, Sandra Teixeira, Raquel Franco e Mara Fernandes deverão protagonizar “lutas” pelos lugares cimeiros entre os atletas locais.
Este ano, e pela 1.ª vez, a São Silvestre terá a participação de um atleta invisual. Trata-se do atleta internacional António Nunes, que será acompanhado pelo seu guia. Em termos de investimento a “São Silvestre” de 2010 reflecte a actual conjuntura económica, apresentando um orçamento de 20 mil euros, o que significa uma redução superior a 50 por cento em relação à prova do ano passado.(Jornal Madeira)
Sem comentários:
Enviar um comentário