quarta-feira, 24 de abril de 2013

Docentes do Liceu criam livro com propostas de exame

Duas docentes de Português na Escola Jaime Moniz elaboraram o livro 'Vinte propostas de provas de exame de Português', da editora Plátano, obra hoje apresentada no Liceu. À margem do lançamento do livro, Vanda Gouveia, co-autora, explicou que a ideia foi "construir um manual que servisse de complemento ao estudo que os alunos de 12º ano fazem para o exame" desta disciplina.

Vanda Gouveia explicou que o livro tem 20 propostas de exame e que a mais-valia está no facto de, qualquer aluno do 12º ano, poder ser auto-didacta, fazendo os exercícios apresentados e confrontando com as propostas de correcção.

Em termos de conteúdos, o livro disponibiliza matéria de 12º ano, nomeadamente Fernando Pessoa, os Lusíadas, 'Felizmente há Luar' de Sttau Monteiro e o 'Memorial do Convento' de Saramago.

Vanda Gouveia frisou que há várias propostas do género no mercado, mas que o livro que elaboraram apresenta as respostas de forma "completa e elaborada", tal como as duas docentes consideram que os alunos devem fazer, quer nas perguntas de interpretação directa, quer na pergunta de desenvolvimento ou nas propostas de planos para a construção de um texto argumentativo. A obra está já disponível nas livrarias.

O secretário regional da Educação, Jaime Freitas, enalteceu esta iniciativa. "Esta obra vai corresponder a uma necessidade que sentíamos no sistema e que os alunos podem aproveitar e prepararem-se melhor para os exames para terem melhores resultados", apontou. DN Madeira

Sem comentários: