A Secretaria Regional de Educação e Cultura / DRE, no âmbito das comemorações dos 30 Anos do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), apresenta a terceira conferência do Ciclo 'A Música na História da Madeira', que irá decorrer no próximo dia 31 de Maio, às 18 horas, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (Rua das Mercês, 8 – Funchal).
Esta conferência intitula-se 'Dos Violinos para os Bandolins' e é dedicada à música para bandolins na Madeira, instrumento que tem uma tradição com mais de 100 anos no Funchal.
O conferencista será o Dr. Rodolfo Cró, professor do GCEA, onde é o Coordenador Regional da Modalidade Artística de Cordofones Tradicionais Madeirenses e da Modalidade Artística de Instrumental, tendo ocupado o cargo de presidente da direcção da Associação de Bandolins da Madeira no triénio 2007-2009.
A abertura da conferência contará com a participação musical de vários docentes e um aluno do GCEA – Norberto Cruz (bandolim), Teresa Leão (bandolim), Marco Vieira (Bândola) e Neusa Abreu (Viola) – que interpretarão duas obras musicais da primeira metade do século XX: 'Pensiero Libero' (Prelúdio) de Júlio Câmara e 'Quando m'en vo' (de La Bohème de Puccini), arranjo de Fernando Clairouin- A presente conferência tem como principal objectivo apresentar duas visões distintas sobre o panorama bandolinístico na ilha da Madeira. Por um lado, existe uma pretensão em realizar uma retrospectiva musical, desde a sua origem, aos agrupamentos e aos principais intervenientes; por outro lado, coexistiu uma necessidade de realizar uma prospectiva acerca desta realidade, através da reflexão e do debate sobre a actualidade. Neste enquadramento, a realização desta conferência intitulada “Dos violinos para os bandolins” procura apresentar um conjunto de apontamentos determinantes à compreensão e à afirmação desta realidade musical, no actual panorama bandolinístico madeirense.(DN_Madeira)
Sem comentários:
Enviar um comentário