quinta-feira, 13 de maio de 2010

Madeira aderiu ao programa “Noite Europeia dos Museus”

A Madeira aderiu ao programa “Noite Europeia dos Museus”, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e de Comunicação e que se expandiu para 42 países europeus. Assinalada no dia 15 de Maio, a noite acontece este sábado no Museu Quinta das Cruzes, a partir das 19 horas e até à meia-noite.

De acordo com o director regional dos Museus, Francisco Clode, o evento madeirense, de entrada gratuita, contará com um concerto pelo grupo musical”Dolcemente” do Gabinete Coordenador de Educação Artística, visitas guiadas, orquestrofone, com animação nos jardins daquele espaço museológico, estando ainda a cafetaria aberta até ao encerramennto da “Noite Europeia”, um evento integrado no Dia Internacional dos Museus, que se celebra na próxima terça-feira. «Será uma noite especial e um convite a que todos visitem o Museu Quinta das Cruzes», realçou Francisco Clode, em declarações à RDP.

Ainda a respeito da “Noite Europeia dos Museus”, e de acordo com o Ministério francês da Cultura, num artigo traduzido em português, lê-se que a iniciativa proporciona aos museus franceses e europeus «agregarem todos os públicos durante uma noite excepcional, unidos em torno de um projecto comum de descoberta de identidades e culturas».

No próximo sábado, mais de 2.200 museus – metade deles na França – abrirão excepcionalmente as suas portas das 19h30 até a madrugada, com roteiros criativos e inéditos, como visitas com encenações teatrais, instalações efêmeras,jogos de luzes, animações audiovisuais e música.

Saliente-se que este evento foi inicialmente criado em 1999, no espaço francês e que, dado o seu sucesso, foi ampliado à escala europeia. A aposta tem sido coroada de êxito. «O número de visitantes não parou de aumentar, passando de 1 milhão, em 2005, a 1,8 milhão em 2009. A Noite dos Museus é uma oportunidade única para descobrir os museus e os seus acervos em clima diferente», lê-se ainda.

Por outro lado, o director regional dos Museus disse, que actualmente, as unidades museológicas são visitadas principalmente pelos turistas e comunidade escolar. Mesmo assim, referiu que «temos vindo a ter cada vez mais pessoas que frequentam o museu não só pela visita às colecções mas para eventos temporários ou apenas lazer».

No dia 18, em que as entradas serão gratuitas nos museus por ser o seu Dia, haverá diversas actividades nos espaços madeirenses. (JM)

Sem comentários: