O Funchal dispõe a partir de hoje de mais um ponto histórico, após a recuperação das fontes de João Diniz, datadas do século XV, que ficaram a descoberto no temporal de 20 de Fevereiro.
"Recuperámos as fontes do Diniz [situadas junto ao Palácio de São Lourenço] aproveitando a remoção do entulho e lamas aquando do aluvião do dia 20 de Fevereiro", disse o presidente da câmara do Funchal, Miguel Albuquerque.
O autarca mencionou que as fontes datam de 1490 e foram parcialmente destruídas em 1910, sendo o local onde "se faziam aguadas dos navios e parte da população se abastecia".
"Vamos aproveitar para recuperar as fontes de água de nascente e a própria rua do Diniz, nome que se deve ao escudeiro de João Gonçalves Zarco que descobriu esta nascente", referiu Miguel Albuquerque.
A cerimónia contou com a presença do Representante da República, Monteiro Diniz, que falou da história deste local e da altura em que "a primeira República deixou o palácio em estado miserável".
Monteiro Diniz referiu que este projecto de recuperação "dá genuidade à fortaleza/palácio e a baixa do Funchal fica com mais um elemento de visita, um elemento decorativo do plano arquitectónico importante".(DN)
Sem comentários:
Enviar um comentário