A O Exército estará nas ruas e nas escolas de todos os concelhos da Região a divulgar os seus acções de formação e as vantagens da carreira militar, procurando atrair mais jovens para as fileiras militares. A iniciativa é do Centro de Recrutamento do Funchal.
Em declarações ao JM, o chefe do Centro de Recrutamento do Funchal, tenente-coronel António Vargas, relevou que aquele organismo tem recebido muitos novos pedidos de ingresso no Exército , sendo que, neste ano, até à data foram recebidas 192 candidaturas.
Nos anos anteriores, na mesma data, os números variaram, sendo que no ano passado o número de inscritos bateu recordes, com 264 inscrições. Em 2008 foram 57, em 2007 95, em 2006 151 e em 2005 71. Ou seja, este é o segundo melhor ano dos últimos cinco.
António Vargas, instado sobre se com o fim do serviço militar obrigatório, a nova realidade está a corresponder às necessidades do Exército português, frisa: «Respondendo em relação à Região Autónoma da Madeira e respectivamente à Zona Militar da Madeira direi que sim, as necessidades estão a ser supridas com os jovens candidatos ao Exército na Zona Militar da Madeira».
O nosso interlocutor assume que o maior número de interessados (264 inscrições em 2009, 192 agora, ou seja 456 em dois primeiros semestres consecutivos) pode ter alguma coisa a ver com a crise, mas diz que «também é verdade que o Exército tem investido muito na sua divulgação, pelo que seria injusto que se atribuísse este crescendo somente à crise».
O Centro de Recrutamento do Funchal está na Expo Madeira com a sua equipa de divulgação. António Vargas diz-nos que, pelas informações que recolheu, tem havido uma boa adesão.
«Têm sido muitos os jovens interessados, principalmente em informações acerca dos Cursos da Academia Militar e condições de acesso à mesma. Para além destes, há também inúmeros pais a pedir informações sobre os Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Praças para o regime de contrato, para posteriormente as facultarem aos seus filhos», destaca o nosso interlocutor.
Questionado acerca de outras acções que o Centro de Recrutamento do Funchal está a pensar fazer para cativar mais jovens para a vida militar, o chefe daquele organismo anuncia que está garantida a presença na Expo Porto Santo, que vai decorrer de 27 de Agosto a cinco de Setembro (período em que realizar-se-ão também acções de rua pelo Porto Santo). Para além disso estão «planeadas acções de rua para divulgação dos cursos de formação pelos diversos concelhos da Região, a par de palestras e exposições em escolas e centros de emprego».
A concluir, António Vargas sublinha que o trabalho do Centro de Recrutamento vai prosseguir tendo sempre em vista a divulgação do Exército da melhor forma possível. (J.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário