Será entre espectáculos de fogo e malabarismo, torneios e animações, entre o desembarque, um mercado quinhentista e uma ceia que se vai realizar a 10ª edição do 'Festival Colombo', um evento criado em 2000 para dinamizar e aumentar a oferta cultural no Porto Santo, que regressa à ilha de 16 a 18 de Setembro.
Pelo terceiro ano consecutivo a produção deste espectáculo está a cargo da Viv'Arte, empresa que por todo o país e estrangeiro recria eventos de cariz histórico e que já este ano esteve presente na Feira Quinhentista, em Machico.
102 pessoas desta companhia de teatro portuguesa deslocam-se ao Porto Santo para participar na iniciativa, a decorrer entre a Praça do Barqueiro e o Largo do Pelourinho. A elas vão juntar-se mais alguns figurantes, pessoas escolhidas de entre a população local e turistas para vestir fatos da época que a companhia traz a mais para este fim.
O ponto alto do programa é o desembarque de Cristóvão Colombo, figura central da recriação quinhentista ao início da noite de 16. a hora vai depender das condições do mar. O programa para os três dias inclui ainda uma feira e ceia à época, uma guarnição militar, jogos renascentistas, artes circenses, cenas teatrais, actuações de bandeirantes, muita música e dança variada, sempre enquadradas no tempo com as gaitas de foles e tambores. Este ano, destaque ainda para introdução da vinda de um emissário régio.
O 'Festival Colombo' é uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, em colaboração com a Câmara e Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo e ainda da Porto Santo Line e dos hotéis.
A Viv'Arte estima que em 2008 se tenham realizado em Portugal mais de 120 Feiras Medievais e Quinhentistas de média ou grande dimensão, e pelo menos outras tantas recriações de outras épocas históricas, o que mostra o crescente interesse por este tipo de espectáculos. Em 2009, só esta companhia realizou 81 ceias históricas de várias épocas, 32 assaltos a castelos, três assaltos a barcos, quatro batalhas campais, cinco circos romanos, 22 corridas de carroças, 94 espectáculos de fogo, 37 torneios apeados, 58 torneios a cavalo, 88 teatralizações, 81 Autos de Fé, 68 espectáculos de malabarismo e 62 animações. Nestes números incluem-se os da Madeira.(DN.Madeira)
Sem comentários:
Enviar um comentário