A conferência, proferida pela Prof. Doutora Sílvia Portugal, tem por objetivo desconstruir algumas "ideias feitas" acerca da realidade familiar no início do século XX: a crise da família, a sua incapacidade de resposta aos problemas atuais, a perda de papéis e funções e simultaneamente analisar as mudanças e continuidades nas estruturas e valores familiares revelando a sua capacidade de resistência e adaptabilidade aos desafios do século XXI.
A preletora é doutorada em Sociologia, professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de proteção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres, com diversas publicações nacionais e estrangeiras nesta área.
A conferência, no âmbito da disciplina “Família: Uma contextualização cultural e psicossocial”, realizar-se-á pelas 14 horas, no Anfiteatro 2, ao Campus Universitário da Penteada.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário