Após o revés dos incêndios, PNM tem tudo a postos para a nidificação de 80 casais de aves
Após o revés dos incêndios de Agosto, o Parque Natural da Madeira (PNM) recuperou as áreas devastadas e tem tudo a postos para a nidificação de 80 casais da espécie protegida Freira da Madeira. As aves migratórias estão já a regressar ao Pico do Areeiro para uma estadia até Setembro, onde vão dar início a mais um ciclo reprodutivo.
A Freira da Madeira e o lobo marinho foram os dois exemplos de espécies abrangidas pelos programas de conservação do PNM, abordados ontem, durante a conferência proferida por Sara Freitas, na Semana Eco-Escola 2011, organizada pela Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. A engenheira florestal do PNM transmitiu aos alunos o esforço em recuperar os solos, em proteger os habitats e explicou a instalação de ninhos artificiais, entre uma série de acções que criaram condições favoráveis à reprodução desta espécie única no mundo, que só nidifica na Madeira uma vez por ano e pondo um ovo por casal. Ao todo há 160 aves Freira da Madeira.
Aos alunos, Sara Freitas transmitiu também o sucesso com a preservação do lobo marinho ao longo de 20 anos, um animal que, apesar de protegido é selvagem e uma presença cada vez mais assídua entre nós, na ilha da Madeira.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário