Durante 11 dias, de 20 de Maio, quinta-feira, a 30 de Maio, domingo, o coração do Funchal volta a animar-se com a Festa do Livro - 36ª Feira do Livro, num evento de interacção plena entre a própria cidade, o público, os escritores e os expositores e onde a animação musical e teatral marcam também presença.
Com a abertura dos stands às 13 horas, nos dias de semana e às 9 horas aos sábados e domingos e encerramento às 21 horas, o livro e a leitura são o mote para a animação da placa central da Avenida Arriaga que se transforma verdadeiramente na sala de leitura da cidade.
Apesar do espaço limitado desta zona nobre da cidade a organização conseguiu, mesmo assim, uma área de exposição maior para receber o aumento do número de expositores (32 no total) num certame que em 2010 se apresenta diversificado e bastante atractivo.
Registando um envolvimento crescente das entidades institucionais e privadas ao nível dos apoios, a Festa do Livro 2010 será, sem dúvida, e uma vez mais, um grande evento social e cultural da cidade, promovendo o livro e a leitura e afirmando-se já como um grande cartaz cultural do Funchal.
A presença dos escritores constituirá o momento alto em cada dia da Festa do Livro e que estarão em contacto directo com o público. Diariamente, pelas 17H00, no Pavilhão dos Autores, na Praça da Restauração, no espaço 'Conversas com…' o público poderá conhecer um pouco melhor os escritores convidados.
Patrícia Reis, jornalista, editora da revista Egoísta e escritora da nova vaga das letras portuguesas, Hugo Teixeira, jovem autor de Banda Desenhada, Carlito Azevedo, editor, crítico e poeta brasileiro, José Afonso Furtado, Professor de Sociologia do Livro e da Leitura, Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e autor de livros sobre a temática do livro e da leitura, Rui Zink, professor universitário e autor de vários livros entre ensaio e ficção e vencedor do Prémio do PEN Clube Português, Luís Quintais, antropólogo social de profissão e poeta, Isabela Figueiredo, autora de 'Caderno de Memórias Coloniais', um dos livros do ano de 2009 segundo a crítica, Carlos Vale Ferraz, escritor de temática colonial, Luandino Vieira, consagrado autor angolano, vencedor do Prémio Camões em 2006, e valter hugo mãe, poeta e romancista, vencedor do Prémio José Saramago 2006, serão os escritores que, por esta ordem e a partir do dia 20 até ao dia 30 passarão, à sua vez, pelo Pavilhão dos Autores.
Estes escritores, e ainda outros autores madeirenses, marcarão presença na iniciativa 'Os Autores e o Público', estando à disposição do público para autografarem os seus livros nos stands das respectivas editoras.
Na noite de 27, quinta-feira, terá lugar no Café do Teatro a tradicional Noite dos Poetas e aos sábados e domingos, entre as 9 e as 14 horas na Praça da Restauração terá lugar a Feira do Alfarrábio 'Canto do Livro Velho' e no dia 29, sábado, será anunciado o vencedor do Prémio Literário Edmundo Bettencourt.
Transversal a todas as idades, e que é já uma marca da Festa do Livro, é a presença da Banda Desenhada e de autores da chamada 9ª arte, que este ano conta com a realização de um workshop de banda desenhada japonesa, estilo Manga, a ter lugar no Pavilhão dos Autores no dia 22, precisamente o dia em que Hugo Teixeira, autor de BD marcará presença no certame, e ainda a iniciativa 'Cosplay - Apreciadores de Banda Desenhada como personagens', no dia 23 na placa da Avenida Arriaga bem como as '12 Horas de Banda Desenhada', das 9 às 21 horas do dia 29 no stand da Sétima Dimensão.
A edição de 2010 apresenta também como novidades o Espaço de Leitura 'Vamos N’Eça', da responsabilidade do Gabinete Coordenador de Educação Artística, que ocorrerá no Pavilhão dos Autores aos sábados, e ainda a 1ª edição da 'PechaKucha Night Funchal', que terá lugar no dia 28 no Pavilhão dos Autores, iniciativa em que “11 pessoas apresentam as suas ideias utilizando 20 imagens X 20 segundos”.
Outra iniciativa a merecer destaque é o Concurso de Conto Popular 'O Funchal e o Livro', iniciativa conjunta da organização da Festa do Livro e do Diário de Notícias que procura promover o evento e estimular a criatividade literária dos madeirenses.
Porque se trata de uma verdadeira festa o programa da Festa do Livro - 36ª Edição da Feira do Livro do Funchal vai muito para além das iniciativas ligadas directamente ao livro e à leitura, estendendo-se da animação infanto-juvenil à música e ao teatro.
A nível musical destacam-se os três grades concertos que integram o programa, desde logo o concerto de abertura 'Convite à Música', um panorama da dança na música erudita com interpretação dos consagrados Robert Andres e Honor O'Hea, num concerto de piano a quatro mãos que comemora o 15º aniversário deste duo e que terá lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias pelas 21h30 de quinta-feira, 20 de Maio.
No dia seguinte, sexta-feira, 21 de Maio, no mesmo local, um outro grande destaque musical será o concerto 'Asas de Gavião', do Projecto Rajame, que reúne Vitor Sardinha, László Szepesi, Sérgio Gomes e Lino Rodrigues, tendo como convidada especial Vânia Fernandes.
Presença já tradicional no programa da Festa do Livro, o concerto 'Velhos Hotéis' marcará, uma vez mais, presença no espaço exterior do Café do Teatro em plena Avenida Arriaga e que terá lugar no dia 28, sexta-feira, pelas 22 horas.
O Largo da Restauração será também palco de outros momentos de animação musical como seja a participação dos diversos grupos do Gabinete Coordenador de Educação Artística (Orquestra de Cordas, Orquestra de Sopros e Orquestra de Acordeões) e do Conservatório – Escola das Artes da Madeira (Combo de Jazz, Orquestra de Metais, Ensemble de Clarinetes, Ensemble de Saxofones e Orquestra Académica) que em cada dia, e à sua vez, actuarão ao fim da tarde.
Actuações do Grupo Madeirense de Fados Coimbra (placa da Avenida Arriaga, dia 22), da Banda Recreio Camponês (Praça da Restauração, dia 26) e dos Xarabanda (Praça da Restauração, dia 28), a Festa da Noite Africana (Jardim Municipal, dia 22) e o concerto dos 20 Anos do 'Núcleo de Música' da Escola Secundária Francisco Franco (Jardim Municipal, dia 24) completam o programa musical da Festa do Livro.
Também o teatro será parte importante do programa de animação da Festa do Livro com as peças 'A Birra do Morto', da Associação Sorriso do Atlântico, na Praça da Restauração nos dias 20, 21, 22, 23, 27, 29 e 30, 'Vou-te Bater@facebook', pela Com.Tema, no Teatro Municipal Baltazar Dias, diariamente de 25 a 30, a que se junta ainda o 'Speakers Corner', espectáculo diário de rua encenado pelo Teatro Experimental do Funchal.
Especial atenção merece também a programação infanto-juvenil que vai desde a presença de Contadores de Histórias, à Biblioteca Infantil e aos Jogos Didácticos, passando pelos workshops de construção e manipulação de fantoches e à peça de fantoches 'À Descoberta da Madeira', sem esquecer a Final Regional do Triatlo Literário do 3º Ciclo no âmbito do Projecto Baú de Leitura Outra das grandes novidades da Festa do Livro - 36ª Feira do Livro é a presença do certame nas redes sociais da Internet, nomeadamente no Twitter e no Facebook, através dos quais o público poderá acompanhar as novidades e interagir directamente com a organização, tal como através do site do próprio evento (www.festalivrofunchal.com). (DN)
Sem comentários:
Enviar um comentário