O navio “Cuanza” vai estar aberto a visitas no próximo dia 20 de Maio, entre as 14h00 e as 17h00, no cais sul do Porto do Funchal.
Esta iniciativa que visa estreitar os laços com a população ocorre no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que será assinalado precisamente no dia 20, mas cujo programa começa cinco dias mais cedo e prolonga-se até 23.
De acordo com o programa ontem apresentado pelo comandante do Comando da Zona Marítima da Madeira, Amaral Frazão, estão previstas, para o dia 15 de Maio, regatas de canoagem, regatas de vela de cruzeiro e provas de pesca desportiva. O dia seguinte inicia-se com as provas de Jet Ski, seguidas de regatas de vela de todas as classes/vela ligeira e apenas regatas de vela ligeira, estas no Porto Santo.
Já a 20, Dia da Marinha, as comemorações iniciam-se com uma cerimónia de homenagem aos marinheiros falecidos, a bordo do navio “Cuanza”, a partir das 10h00, seguida de uma cerimónia militar na Fortaleza do Pico, pelas 12h00.
A abertura do “Cuanza” ao público ocorre, como atrás é dito, às 14h00, mas o dia só encerra após concluídas as regatas de canoas típicas, o que acontece entre as 18h00 e as 19h00, na Baía do Funchal. Para o dia 22, estão previstas regatas de Vela Mini Modelos, na Marina do Funchal, a partir das 10h00. Neste dia e no seguinte, 23, haverá ainda baptismos de mar a bordo do NRP “Cuanza”, os quais ocorrerão de manhã e à tarde.
As comemorações terminam no dia 23, com a cerimónia de entrega de prémios da actividades náuticas, agendada para as 17h00, na Fortaleza do Pico.(J.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário