Pela primeira vez na história da Força Aérea Portuguesa (FAP), a Madeira foi a região escolhida como o cenário para as comemorações oficiais de um aniversário. O programa de actividades previsto para o 58º aniversário é variado e terá início já no próximo sábado, dia 26 de Junho.
O major Mouta Raposo, oficial de Informação, disse ao DIÁRIO que o objectivo das comemorações na Região não só é o de mostrar aos madeirenses o que é a FAP, mas também porque "pode ser um bom treino de projecção de forças" (logística, destacamentos, etc).
Entre as várias iniciativas previstas, um dos destaques vai para a inauguração de um monumento alusivo à passagem FAP na Região na Avenida do Mar (perto da Praça da Autonomia) e da colocação de um marco na Selvagem Grande. Ambos os monumentos terão elevado simbolismo, explica o Major. No Funchal, a inauguração está prevista para as 16 horas do próximo sábado, sendo que a cerimónia nas Selvagens vai decorrer apenas no dia 4 de Julho.
Segundo explica o major Mouta Raposo, o programa do 58º aniversário da FAP (disponível em www.emfa.pt) está dividido em várias áreas, sendo que para a realização de todas elas houve o apoio do Governo Regional e da autarquia funchalense. Estão previstos momentos "mais formais", onde se inclui o lançamento de um livro sobre 'Aviação na Madeira' (uma obra da autoria de Mário Correia, Comandante Vilhena e Tenente Coronel César Rodrigues), pelas 15 horas, do dia 26, no Salão Nobre do Governo Regional, e a inauguração do monumento na Avenida do Mar.
A partir das 17 horas também do próximo sábado, e até ao dia 4 de Julho, estará patente uma exposição (das 15 às 23 horas) na Escola Secundária Francisco Franco, onde estará montada uma 'base táctica' e através da qual as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela FAP.
No dia 27, o destaque vai para uma exposição estática de aeronaves no Aeroporto da Madeira, com uma actuação dos Rotores de Portugal (patrulha acrobática da FAP que também vai fazer uma demonstração a 28 de Junho em Câmara de Lobos e a 1 de Julho no Porto Santo).
Na noite de 2 de Julho, a banda da FAP em colaboração com Vânia Fernandes vão protagonizar o concerto oficial das comemorações, no Centro de Congressos da Madeira.
Esta iniciativa vai anteceder o programa do dia 3 que será dedicado às comemorações formais do 58º aniversário. Nessa data haverá uma missa pelas 10h30, na Igreja do Colégio, e uma cerimónia militar que vai 'animar' a Avenida do Mar a partir das 11h30. À tarde, pelas 16h30, terá início um Festival Aéreo na baía do Funchal.
Presentes nestas cerimónias do dia 3 estarão as mais altas entidades regionais, oficiais da FAP e de outros ramos, sendo também esperado o Ministro da Defesa, Augusto Santos Silva. Até à data, porém, a FAP ainda não recebeu a confirmação oficial da vinda do governante.
Durante esta semana comemorativa na Região, a FAP vai realizar demonstrações com as equipas cinotécnicas e prevê também realizar várias centenas de baptismos de voo (em aviões militares e helicópteros). Está prevista também a realização de um passatempo que vai oferecer, ao nível regional, um baptismo num F16. (Fonte)
Sem comentários:
Enviar um comentário