sexta-feira, 18 de junho de 2010

Madeira ligada ao país

Voo da SATA que ligará Açores, Madeira e Algarve começa esta sexta-feira

A iniciativa dos açoreanos da SATA permite, pela primeira vez, ligações aéreas da Madeira ao aeroporto de Faro, completando assim conexões para todos os principais aeroportos do país.

Foi com um cocktail e um jantar regional do Algarve que o sector turístico madeirense deu as boas vindas à iniciativa da SATA Internacional que, a partir desta sexta-feira, 18 de Junho, ligará por avião e nos próximos três meses e meio três das principais regiões de turismo nacional.

Açores, Madeira e Algarve passam a contar, pela primeira vez, com ligações aéreas, o que permitirá o 'intercâmbio' de turistas portugueses e, quiçá, estrangeiros (da Região da Andaluzia, no sul da Península Ibérica) que queiram aproveitar os dois voos semanais da SATA

Tal como o DIÁRIO anunciara no início deste ano, a SATA fará os voos às segundas e sextas-feiras, com início imediato com a aeronave Q400, o que mercerá a habitual recepção com 'banho' no Aeroporto da Madeira à chegada do Algarve e oferta de flores e Vinho Madeira aos passageiros.

Em declarações nas vésperas desta nova rota, o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, acredita que este é um "momento histórico para os dois principais destinos do país". E acrescentou: "Para já, é uma rota estival, apenas e só durante o período de Verão, mas espero que corra bem e que moticve os responsáveis pela companhia aérea e possam prolongar esta operação por mais tempo. O que parece ao Turismo do Algarve é que esta é uma 'win-win situation', como dizem os ingleses, ambas as regiões ganham com esta nova rota, não só o Algarve e a Madeira como também os Açores, pois esta é uma ligação Ponta Delgada-Funchal-Faro".

Esperando ver muitos madeirenses no Algarve, em alternativa a destinos mais tradicionais de férias, como o Porto Santo ou Canárias, e a preços competitivos, Nuno Aires acredita também que muitos algarvios e até andaluzes poderão procurar a Madeira e os Açores para passarem as suas férias de Verão. Isto, principalmente, porque no momento actual de crise, "a situação não está fácil para ninguém, sobretudo aos turistas da Zona Euro, com grandes dificuldades em captar mercados", concluiu.

Ideia que agrada, com certeza, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante que também falou desta rota inaugural, que pela sua importância "abre novas perspectivas quer para o sul do país, quer para o sul de Espanha", daí o Turismo da Madeira ter investido nos últimos meses na divulgação do destino em Faro e em Sevilha.

A governante também espera que esta operação passe do "carácter experimental" este ano, para um período de duração mais alargado, além de Setembro, acrescentou. "Não tenho indicações que assim vá ser este ano, mas quem sabe para o próximo ano", deixou claro Conceição Estudante. "As informações que, entretanto, temos tido é que a procura pelos voos está a correr bastante bem. A ligação marítima (com a Naviera Armas para Portimão) também foi nova quando surgiu e este é um complemento, uma situação que responde a outro tipo de motivação e, eventualmente, a outro tipo de cliente que, julgamos, haverá mercado receptivo para que o voo possa vir cheio de Faro para o Funchal e vice-versa".

Depois de Lisboa, do Porto e de Ponta Delgada, só faltava mesmo Faro, para que o aeroporto da Madeira completasse o 'ciclo' de ligações aéreas, "esta com um potencial de captação de captação de clientes diferentes", frisou ainda. Uma vez mais, também acompanhada nesta ideia o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, acredita que esta nova ligação potenciará o turismo interno.

Aliás, tal como pediu há poucos dias o Presidente da República, Cavaco Silva, para que os portugueses façam mais férias cá dentro, Bernardo Trindade reforçou esta ideia que "se integra perfeitamente no objectivo da mobilidade interna, que é algo que temos seguido e a acarinhar muito fortemente", garantiu.

Para Bernardo Trindade, o facto de as vendas estarem a "evoluir muito favoravelmente, é positivo", uma vez que permitirá à companhia, que aproveitou a liberalização do espaço aéreo entre a Madeira e o continente, "concretizar e expandir esta rota", assegurou. "Pessoalmente, esta era uma grande ambição, que é no fundo ter uma ligação entre as regiões autónomas e a nossa principal região turística, o Algarve. Espero que possa merecer, quer dos madeirenses, quer dos açoreanos, interesse por visitar outras regiões, quer o dos algarvios e dos andaluzes, dada a proximidade, em visitarem a Madeira e os Açores".

O início desta rota, que resulta em parte pela renovação da frota de aeronaves da SATA, garante e cria as condições para este objectivo da mobilidade interna, para que o turismo interno possa ser, de facto, uma realidade", concluiu.

No evento desta noite, participaram responsáveis das principais agências de viagens da Madeira.

De referir ainda que numa rápida pesquisa no site de reservas da SATA, hoje às 22h45, foi possível ainda encontrar bilhetes Funchal-Faro para amanhã a 94,91 euros, já com todas as taxas incluídas. No voo de Faro-Funchal já esta sexta-feira custaria 195,80 euros, muito por 'culpa' de estarmos em cima da hora.

Sem comentários: