“Um Jamboree é um acampamento internacional que junta jovens escuteiros de vários países. Nesta actividade teremos cerca de 1.750 jovens e seus dirigentes, vindos das várias regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira e ainda de Espanha”, confirmou ao JM Carlos Gonçalves, Chefe do CNE na Madeira.
O último “Jamboree” realizado entre nós foi em 1994, tendo então reunido 1.200 participantes. A actual iniciativa - “Jamboree/ Madeira 2010” tem como tema “Um planeta para legar” e vai decorrer no Montado do Pereiro.
A inauguração oficial deste evento será amanhã (28 de Julho), às 18 horas, presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho. O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim e o Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira, entre outras entidades, vão também estar presentes.
Hoje, começam as “montagens de campo”, com todas as condições necessárias para o funcionamento do Jamboree; destacando-se ainda uma “rádio de campo” que irá emitir em parceria com a Rádio Jornal da Madeira (88.8FM), nomeadamente a transmissão directa das cerimónias de abertura e encerramento.
“Nos dias 29, 30 e 31 de Julho e 1 de Agosto, os vários sub-campos estarão em actividades diversas, sendo que um terço dos jovens vai ficar em actividades em campo e os restantes em actividades de exterior (caminhadas, visita às cidades do Funchal e Machico e actividades náuticas)”.
Estão previstos também vários “atelieres temáticos da responsabilidade de várias entidades tais como da Zona Militar da Madeira, da Zona Marítima da Madeira, Parque Natural da Madeira, Serviços Ambientais da Câmara Municipal do Funchal...”, entre muitos outros.
A rara afluência de escuteiros ao Funchal, entretanto, já se regista desde a semana passada.(J.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário