"Obras de Referência nos Museus da Madeira" foi considerada a melhor exposição pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que hoje anunciou, no Museu do Oriente, em Lisboa, os galardões para a área da museologia nacional.
A mostra, com quinhentas peças de museus da Madeira, foi organizada pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais com o apoio do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), e esteve patente no ano passado no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Os prémios atribuídos pela APOM são anunciados no ano em curso, mas relativos ao ano anterior.
Ainda na categoria de Melhor Exposição, a APOM atribuiu menções honrosas à exposição "Amália no Mundo, o Mundo de Amália", que esteve patente no Panteão Nacional, em Lisboa, e à mostra de obras de Cutileiro "Flor da Rosa" no Mosteiro Flor da Rosa, organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
A empresa Sistemas do Futuro recebeu o Prémio Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia pelo programa In Patrimonium, aplicado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e a empresa Edigma recebeu uma menção honrosa pela aplicação do Displaxtm Multitouch no Eco Museu do Barroso.
A Melhor Comunicação On-line foi para o Boletim Informativo “Contador d´Água” do Museu da Água, em Lisboa, e também para a "mailing list" Museum - José Encarnação, na Universidade de Coimbra, tendo o blogue "portodosmuseus" recebido uma menção honrosa.
O Oceanário de Lisboa e o Museu Alberto Sampaio receberam o Prémio Melhor Site, enquanto ao Palácio Nacional da Ajuda foi atribuída uma menção honrosa.
O Prémio Melhor Trabalho Jornalístico foi atribuído ao semanário Expresso, "porque sempre dedicou uma grande atenção aos museus", justificou a APOM. Também o canal SIC Notícias e a rádio TSF receberam menções honrosas nesta categoria.
O Prémio de Melhor Trabalho sobre Museologia foi atribuído à revista Eburobriga, da Câmara Municipal do Fundão, e uma menção honrosa à publicação "A Muleta", resultado de uma colaboração do Museu da Marinha com o Eco-Museu do Seixal.
Ao Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e ao Museu Rural e do Vinho, no Cartaxo, foi atribuído o Prémio Melhor Serviço de Extensão Cultural, e os museus Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, receberam menções honrosas.
Quanto ao Prémio Inovação e Criatividade, coube ao Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, e ao Museu dos Descobrimentos, do centro de interpretação de Belmonte, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa ao Fórum Cultura e Criatividade - Agência INOVA pelo Inventário dos Bens Culturais da União das Misericórdias.
O Prémio Melhor Catálogo coube à coleção Telo de Morais, do Museu Municipal de Coimbra, e foram atribuídas menções honrosas à Colecção António Olmus, da Divisão de Museus de Cascais, e ao catálogo criado sobre Mário Cesariny pela Fundação Cupertino de Miranda. (Lusa)
Sem comentários:
Enviar um comentário