quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alunos sem passe podem abandonar a escola do Estreito de Câmara de Lobos


Novas alterações no apoio ao transporte escolar está no cerne da desmotivação dos estudantes que já cumpriram o ensino obrigatório.

É a consequência da abolição do apoio ao transporte escolar que muitos alunos da Escola EB2,3 do Estreito de Câmara de Lobos possuiam. Luís e Carlos são dois estudantes a frequentar o 10.º ano de escolaridade, na Escola EB2 e 3 do Estreito de Câmara de Lobos que disseram esta manhã ter ouvido da boca dos próprios colegas que estão a ponderar desistir da escola. Não é o caso deste dois alunos, na medida em que sublinharam terem a sorte dos pais lhes dar boleia até ao estabelecimento de ensino. Ao contrário, relatam alguns excertos de depoimentos dos amigos que já lhes confidenciaram que "não vêm mais, porque a distância é grande, ainda por cima têm de carregar uma mochila às costas. À tarde, quando saem da escola dizem que chegam a casa já de noite".

Estas foram algumas das declarações escutadas durante o protesto pacífico marcado pelos encarregados de educação, justamente para a frente da escola e que serviu para reivindicar a continuidade do apoio ao transporte escolar que o Governo Regional decidiu retirar numa política de contenção de despesa.

Um protesto que juntou apenas meia dúzia de encarregados de educação à frente da porta principal. A explicação avançada por alguns populares presentes para tão pouca adesão foi a seguinte: "A secretaria da Educação concedeu passes aos alunos, cujos pais foram os cabecilhas dos protestos no início de Outubro".
DN Madeira

Sem comentários: