O Porto Santo é a primeira cidade da RAM a integrar a Associação de Municípios designada por Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.
Constituída em 10 de Outubro de 1997, a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do Projecto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, explicou ao JM que ao tomar conhecimento desta iniciativa, através da divulgação da Associação e entendendo que o município apresenta um conjunto de iniciativas que vão de encontro à saúde e ainda que o Porto Santo está dotado por um conjunto de características e condições de cidade saudável e infra-estruturas que fomentam as boas práticas neste sector, apresentou a candidatura de adesão que já foi aceite pela entidade e aprovada em reunião camarária a 17 de Setembro.
As iniciativas estão patentes na Revista N.º5 Janeiro 2011 da Rede de Cidades Saudáveis, assim sendo, no Porto Santo para o dia 26 de Março está agendado o evento “Tenda da Floresta” que pretende proporcionar um conjunto de actividades em associação às comemorações do Dia Mundial da Floresta, o dia 7 de Abril será marcado por um encontro no Centro Cultural e de Congressos, com a participação da Unidade de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, em jeito de comemoração do Dia Mundial da Saúde e para os dias 28 e 29 de Maio a comemoração dos Dias Verdes com direito a saída para campo.
Roberto Silva reconhece nesta iniciativa uma oportunidade de intercâmbio de experiências, “algumas ideias serão trazidas e implementadas na ilha dourada e as nossas ideias serão certamente partilhadas nas outras cidades”. O edil não deixou de referir que para participar deste projecto conta com o apoio das várias entidades da terra que se insiram na área da saúde, do ambiente, do lazer da cultura e outras tantas que se queiram envolver e contribuir na realização de actividades de integração da saúde e do bem-estar. (JM)
Sem comentários:
Enviar um comentário