quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Madeira, a "região mais pobre"

A Madeira é considerada a "região mais pobre" no estudo "Desigualdade económica em Portugal", o mesmo que revela que a taxa de pobreza na região de Lisboa aumentou cerca de 80% em duas décadas, contrariando a tendência nacional, que entre 1993 e 2009 viu baixar o número de pobres de 22,5% para 17,9% do total da população.

O estudo revela que que há uma "acentuada dispersão" do rendimento médio das famílias entre as diferentes regiões. Em Lisboa, a "região mais rica", o rendimento médio das famílias é cerca de 37% mais elevado do que na Madeira, a "região mais pobre".

O estudo foi realizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) para a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende fazer uma análise detalhada e rigorosa do que aconteceu à desigualdade económica em Portugal nos últimos 30 anos. É um estudo que, não só apresenta os principais factores de desigualdade como também os relaciona com os níveis de vida da população e da pobreza e tem também uma preocupação de comparar com o que acontece na União Europeia.

"A intensidade da pobreza reduziu-se em cerca de 44% e a severidade da pobreza assume em 2009 um valor que é menos do que metade do registado em 1993", refere o estudo, que toma como referência o ano de 2009, último ano para o qual existem estatísticas oficiais sobre a desigualdade.

O estudo destaca ainda a evolução da taxa de pobreza dos idosos em Portugal, que num período de 15 anos baixou de cerca de 40% (em 1993) para 21% (2009), o que não aconteceu com a pobreza infantil, que "permanece bastante elevada".

O estudo vai ser discutido na quinta-feira no Conselho Económico e Social (CES). DN Madeira

Sem comentários: